Boa nutrição e qualidade de vida ajudando a manter olhos saudáveis.


A saúde dos olhos não é apenas uma questão de sorte para uma grande parcela da população. Uma boa saúde dos olhos depende de alguns cuidados
O que fazer para evitar a perda visual?
Medidas que garantem uma vida saudável têm relação direta com a diminuição da perda da visão
Entre elas:
  • ·         Bom sono
  • ·         Boa alimentação
  • ·         Suplementação vitamínica
  • ·         Não fumar
  • ·         Diminuir o stress
  • ·         Proteção contra o sol

Uma dieta balanceada contendo uma ampla gama de vitaminas e minerais é essencial para uma boa visão e para manter a saúde dos olhos em crianças e adultos.
Como os fatores nutricionais podem colaborar com a saúde ocular:
  • ·         Protegendo seus olhos contra danos oxidativos
  • ·         Mantendo a função do nervo óptico
  • ·         Reduzindo o risco da cegueira noturna


Estudos sugerem que o equilíbrio de nutrientes relevantes ativos (vitaminas, carotenoides e minerais) podem ter um importante papel na saúde ocular.
Estes nutrientes devem ser obtidos dos alimentos uma vez que não podem ser fabricados pelo corpo humano.
Alimentos fortificados e suplementos vitamínicos podem ser uma fonte adicional destes nutrientes na dieta.

VITAMINAS E O ESTUDOS AREDS
A possibilidade de que substancias presentes no organismo poderiam ter função terapêutica já havia sido levantada por Linus Pauling em 1950.
Desde então tem se estudado nutrientes, vitaminas e oligoelementos e se tentado estabelecer doses mínimas para se evitar quadros de carências por falta destes nutrientes, doses para suplementação diária e megadoses com funções terapêuticas.
O stress oxidativos e o desgaste químico são mecanismos de envelhecimento tecidual. Zinco, cobre, selênio, vitaminas A, C e E, carotenoides como luteína e zeaxantina são antioxidantes naturais presentes na dieta.
Muitos trabalhos científicos têm sido feitos nesta área para se verificar a efetividade e segurança da suplementação alimentar na prevenção de doenças de envelhecimento, como a DMRI e outras doenças degenerativas da retina.
O estudo AREDS comprovou o efeito de antioxidantes e zinco na prevenção da progressão de formas graves da DMRI.
Enquanto não há evidencias cientificas suficientes da ação terapêutica de megadoses de vitaminas é melhor que se garanta o aporte diário necessário com as doses estabelecidas nos Valores Dietéticos Recomendados (V.D.R. – EUA) ou no Aporte Nutricional de Referencia (A.N.R. – Europa) de acordo com a faixa etária. Por exemplo, o ferro que é muito importante na infância é um agente oxidativo. Também não há estudos suficientes sobre alterações metabólicas causadas por sobrecarga dos elementos. O zinco, por sua vez, é um oligoelementos muito importante. Uma suplementação acima de 30mg de zinco por dia pode desequilibrar outros nutrientes, resultando em necessidades mais elevadas de cobre, ferro e selênio.
Há quem diga que vitaminas se compram na feira, mas nos dias de hoje há os que não vão a feira, os que não sabem cozinhar ou distribuir os nutrientes num cardápio completo. A suplementação vitamínica garante o aporte de nutrientes necessários para o bom metabolismo.
Para outras informações visite o site:


Comentários

Postagens mais visitadas